Notícias

CFM promove em agosto I Fórum sobre Prontuário Eletrônico

13 de julho de 2017

Estão abertas as inscrições para o I Fórum sobre Prontuário Eletrônico do Conselho Federal de Medicina (CFM), a ser promovido na sede da entidade, em Brasília, no dia 8 de agosto. O evento vai reunir profissionais da medicina e da informática para debater a implementação de prontuários eletrônicos e a segurança no armazenamento das informações. As inscrições podem ser feitas aqui.

Após a abertura do evento, a ser realizada pelo presidente do CFM, Carlos Vital; pelo presidente da Associação Médica Brasileira (SMB), Florentino Cardoso e pelo coordenador da Câmara Técnica de Informática e Saúde do CFM, Aldemir Humberto Soares, serão realizadas as palestras “Privacidade e Confidencialidade de Dados” e “Certificação Digital”. A primeira será ministrada pelo presidente do CFM, Carlos Vital, enquanto a segunda ficará a cargo de Ruy Ramos, assessor especial do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia federal que mantém e executa as políticas de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (IBP-Brasil).

Em seguida, o coordenador-geral do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (DRAC/SAS/MS), Leandro Panitz, e a presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), Beatriz de Faria Leão, vão participar da mesa redonda “Política de Compartilhamento de Informações”.

ACESSO AO PRONTUÁRIO – As atividades do horário da tarde começarão com a mesa redonda “Uso secundário do prontuário eletrônico”, que terá como palestrantes o médico e padre Aníbal Gil Lopes, representando o CFM, e o coordenador-geral da Coordenação de Informações e Análises Epidemiológicas do Ministério da Saúde (CGIAE/DANTPS/SUS/MS), Dácio de Lyra Rabello Neto. Em seguida, Aldemir Soares e um representante do Ministério da Saúde participarão da mesa redonda “Diretrizes de acesso ao prontuário”.

O coordenador da Câmara de Informática em Saúde destaca a importância do encontro: “o prontuário eletrônico encontra-se amplamente difundido no Brasil e rapidamente deve substituir o de papel. O fórum é o momento ideal para discussão sobre os parâmetros necessários que tragam garantias de uso adequado, de confidencialidade e de segurança aos médicos, mas, principalmente aos pacientes”, ressalta Aldemir Soares.

Serviço:

I Fórum sobre Prontuário Eletrônico

Data: 8 de agosto de 2017
Local:
SGAS 915, Lote 72 – Sede do Conselho Federal de Medicina – Brasília (DF)
Programação: 
https://goo.gl/doYfA8 
Inscrições:
clique aqui

 

Fonte: CFM | Portal Médico