Psicanalista Ricardo Sinay convida para lançamento do seu livro “Adoecer ou a dor de ser?”
11 de maio de 2018
Conhecimentos da teoria e clínica de um médico psicanalista foram registrados pelo Dr. Ricardo Sinay, no livro “Adoecer ou a dor de ser?”, que será lançado no dia 18 de maio, às 17h, na biblioteca do ICBA, no Corredor da Vitória, em Salvador. Desde a gestão da ideia ao ‘nascimento’ da obra foram mais de cinco anos, tempo em que o autor analisou as influências da história pessoal de cada paciente e a relação dela com as suas respectivas enfermidades. “Escrevi sobre a psicanálise em extensão e como cada um de nós tem uma metapsicologia única para sobre si mesmo e nas decisões do dia a dia”, conta Sinay.
A provocação da escrita surgiu do amigo e idealizador do projeto, Jorge Novoa, que incentivou Ricardo Sinay a registrar a sua construção e utilização da teoria analítica, inspirada em Groddeck, Ferenczi, F. Dolto e outros pesquisadores. “São teóricos da minha prática de clínico, mas também de como utilizar esse conhecimento na minha via pessoal, na ética do ensino médico e como modelo de inferência para análises de risco econômico e político”, explica o autor psicanalista.
A esperança do médico é que o leitor possa viver melhor durante e ao fim da leitura, que possa ser melhor médico ou analista, profissional ou de seus desejos pessoais. “Uma filosofia, ou análise ou leitura que não sirva para isso? Não me interessaria gastar o meu tempo escasso de vida para outra coisa”, afirma. Ainda de acordo com Dr. Ricardo, o sentido de escrever o livro tem representação simbólica de “fim de ciclo e início de novo”. O médico acredita que a oportunidade de viver a linguagem da análise devia ser estendida a todos, e vê no aprendizado o sentido mais valioso dos saberes. “A arrogância da verdade é sempre dos infans“, conclui.
Para o lançamento, o médico recebeu 100 exemplares da editora, que serão comercializados durante o evento. Posteriormente, “Adoecer ou a dor de ser?” continuará a ser vendido em locais a serem divulgados no próprio lançamento, dia 18 de maio.