Conheça nossas redes sociais

Notícias

Vale do São Francisco: Cremeb Itinerante fiscaliza unidades em Juazeiro e palestra para 80 estudantes

25 de novembro de 2021

A ida do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) ao Vale do São Francisco levou conhecimento para estudantes de medicina, fiscalização de retorno em duas unidades de Juazeiro e reunião com membros da Delegacia Regional para conhecer os principais enfrentamentos da classe médica e dos serviços de saúde na região. Coordenado pela 1ª Secretária da autarquia, Consa. Aline Guimarães, o Cremeb Itinerante já visitou quatro regiões e sete municípios do estado durante o segundo semestre deste ano, visando uma maior aproximação do Conselho com os médicos jurisdicionados que residem no interior baiano.

Na reunião com os membros da Delegacia Regional do Vale do São Francisco, a Dra. Jamile Freire (delegada) e o Dr. Thiago Paixão atualizaram as demandas que os demais profissionais relatam sobre as unidades de saúde fiscalizadas pelo Cremeb em Juazeiro e dialogaram com a conselheira 1ª secretária sobre as próximas estruturações físicas da nova sede da Delegacia Regional, que está numa instalação mais adequada e moderna desde setembro deste ano.

Outro ponto relevante na visita do Cremeb a Juazeiro foi a adesão dos estudantes de Medicina à palestra sobre Publicidade Médica nas Mídias Sociais, que preencheu o auditório do Hospital Unimed com cerca de 80 futuros profissionais. “Compartilhar conhecimentos sobre ética com estudantes é cuidar do futuro da Medicina. A educação médica acontece desde a base, e dessa forma eles chegarão ao mercado de trabalho com uma consciência mais madura sobre a importância da conduta ética, principalmente nessa geração que já nasce na realidade das redes sociais”, comenta a conselheira Aline Guimarães.

Fiscalizações

As duas unidades de saúde fiscalizadas em Juazeiro durante o Cremeb Itinerante já haviam sido visitadas há um ano, e agora passaram por nova vistoria para acompanhamento das ações de melhorias adotadas entre novembro de 2020 e novembro de 2021. As visitas de retorno aconteceram no Hospital Materno Infantil (HMI) e no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), respectivamente nos dias 18 e 19 de novembro.

Algumas medidas administrativas foram adotadas pelo novo diretor técnico do HMI, Dr. Jair Brito, como a solicitação cadastral da unidade junto ao Cremeb e, após esse processo de cadastro concluído, a nomeação oficial do responsável médico da unidade. Outras debilidades apontadas no ano passado foram resolucionadas pela administração do hospital, como a contratação de uma empresa de lavanderia para tratar a higiene da roupa privativa pessoal do médico obstetra e também a providência para não haver mais falta dos kits pós-parto cesárea e normal.

Entretanto, algumas inconsistências seguem pendentes para o pleno funcionamento da unidade. Uma delas refere-se à rede assistencial da região como um todo, que é a dificuldade na transferência de pacientes, tendo em vista que a maternidade atende uma quantidade de municípios maior do que a projetada.

“Nós recebemos complexidades que não são características daqui e quando precisamos transferir, sempre há dificuldade em achar unidade na rede que possa acolher a demanda. Muitas vezes precisamos fazer do berçário, uma UTI, mas sem a estrutura necessária para isso”, explicou uma das médicas que dialogaram com a fiscalização do Conselho.

Realizando cerca de 18 partos e 10 curetagens por dia, para cada escala do Hospital Materno Infantil há 1 anestesiologista, 1 neonatologista e mais 4 obstetras. Dentre as demais possibilidades de melhorias na unidade, a maioria delas seriam sanadas com a presença de uma engenharia clínica no hospital.

“Existe o sistema de vácuo, por exemplo, mas ele não funciona por falta de instalação. Da mesma forma os aparelhos, que alguns estão parados aguardando a manutenção. Se houvesse uma engenharia hospitalar, o funcionamento poderia ser melhor e mais eficiente”, pontuou a conselheira Aline Guimarães.

 

O Hospital Regional de Juazeiro, que desde dezembro de 2020 é gerido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), também apresentou mudanças significantes diante o encontrado há um ano atrás. Os latentes problemas da falta de medicamentos e EPI´s, ausência de roupas privativas e os atraso de salários não fazem mais parte da atual realidade da unidade, de acordo com o informado pela administração.

Da mesma forma, o setor de oncologia do hospital, que antigamente apresentava furos nas escalas e atrasos salariais, já possui o seu funcionamento regularizado. Outra melhoria promovida refere-se ao local de trabalho dos assistentes sociais, que agora possuem um setor privativo e que atende às necessidades laborais, como a escuta qualificada. Antigamente, esse serviço era alojado de forma provisória junto a ouvidoria do hospital, acarretando debilidades no serviço prestado. Hoje, a estruturação do setor possui ar-condicionado, TV, sanitário e itens básicos reformados.

De acordo com o informado pelo hospital ao Cremeb, a unidade possui 180 leitos (40 de UTI + 140 de enfermaria). Durante a fiscalização, seis pacientes internados da emergência receberam os primeiros atendimentos nos corredores e aguardavam leitos de internação, o que aponta uma necessidade de melhoria neste fluxo. Além disso, profissionais alegaram que apenas uma sala para ultrassom não é o bastante, tendo em vista a quantidade de procedimentos solicitados por diversos especialidades para este serviço.

A atualização da Comissão de Ética do HRJ é outra pendência que o hospital precisa sanar com brevidade, pois a mesma está desatualizada desde agosto deste ano. “Estamos trabalhando para instituir a comissão eleitoral até o final do ano e, a partir daí, seguir o trâmite de eleição para instituir os novos membros da Comissão”, argumentou o diretor técnico, Dr. José Antônio Bandeira.

Demais pontos que apresentaram evolução referem-se ao serviço de bacteriologia – antes realizado em Salvador, agora já executado em Juazeiro; a cota de exames laboratoriais e biopsia – que apresentam novo contrato e já atendem a demanda mensal da unidade; e o serviço de radioterapia, que está aguardando a finalização da reforma do prédio de oncologia por parte da Sesab, adaptando o caminho de acesso do equipamento para a sala de funcionamento. Para este último procedimento citado, a previsão de ofertá-lo para a sociedade é em março, após instalação, treinamento e contratação de pessoal.

Continuação do Cremeb Itinerante

Após passar pelo Extremo-Sul (Porto Seguro e Eunápolis), Sudoeste (Vitória da Conquista), Extremo-Oeste (Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães) e Vale do São Francisco (Juazeiro), o projeto seguirá acompanhando de perto as necessidades dos médicos que estão no interior, com previsão de visita nos próximos meses às regiões Sul (Itabuna) e Norte (Paulo Afonso).

“O Cremeb Itinerante tem como objetivo promover uma maior aproximação do Conselho com os médicos jurisdicionados que residem no interior do estado, conhecendo de perto as suas realidades, além fomentar debates pertinentes a temas éticos, mantendo-os informados e integrados às atividades e funções da instituição”, ressalta a conselheira Aline Guimarães.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos do Cremeb Itinerante no Vale do São Francisco.

Compartilhe: