Conheça nossas redes sociais

Notícias

Por unanimidade, classe médica aprova proposta de alienação de imóveis para aquisição da nova sede do Cremeb

29 de abril de 2022

Reunida em Assembleia Geral na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), hoje (29), a classe médica baiana aprovou por unanimidade a proposta apresentada pela diretoria da entidade para aquisição de uma nova sede, que consiste em alienar os imóveis de posse do Conselho para subsidiar a construção ou compra de uma nova unidade. Na explanação proferida pelo presidente da autarquia, Dr. Otávio Marambaia, ficou clara a real necessidade do Cremeb em atuar numa estrutura mais ampla, que receba com mais segurança e conforto a classe médica, e que tenha espaço para expandir os serviços do Conselho em benefício da sociedade e dos seus jurisdicionados.

“Diante do exponencial crescimento da classe médica, o que nos gera mais demandas, é preciso termos uma estrutura que nos dê amplas condições de continuarmos difundindo a ética, fiscalizando as unidades de saúde, atendendo os profissionais médicos e recebendo a população de forma apropriada”, explicou o presidente ao contextualizar as limitações do atual prédio, que abriga a entidade há 25 anos. Para exemplificar melhor as necessidades laborais da entidade, o conselheiro apresentou uma linha do tempo que detalha o histórico de locações do Cremeb, quais imóveis a entidade possui para alienação e também as melhorias feitas na sede atual para dirimir o esgotamento físico ocasionado pelo tempo.

A proposta de uma nova sede já é debatida internamente no Cremeb há 10 anos, o que em 2022 torna ainda mais latente a necessidade de buscar uma nova estrutura. Problemas como a pandemia do Coronavírus e alterações na legislação que versa sobre a receita das entidades de classe fizeram que o projeto fosse postergado. “Nós temos uma comissão específica para tratar desse projeto, constituída ainda na gestão da ex-presidente Teresa Maltez, que está atenta a todos os detalhes para alienação dos imóveis e em busca do mais adequado custo-benefício no investimento de um novo prédio”, pontou o presidente Otávio Marambaia, ao apresentar todos os detalhes sobre os imóveis supracitados.

Outros conselheiros utilizaram da palavra para explicar pontos sobre o processo de aquisição de uma nova sede, a exemplo do vice-presidente do Cremeb, Dr. Leonardo Rezende, que esclareceu sobre esse trâmite não implicar em nenhum ônus financeiro para a classe médica. “É preciso esclarecermos que a anuidade e taxas aplicadas à classe médica são definidas pelo Conselho Federal de Medicina e atende a todos os entes federativos do país. Logo, a aquisição de uma nova sede para o Conselho não terá como resultado nenhum acréscimo nos valores pagos por nós médicos”, alertou o vice-presidente.

Nos últimos 20 anos, a população médica na Bahia apresenta uma crescente de, aproximadamente, vinte e cinco mil novos jurisdicionados, com um horizonte que aponta para proporções ainda mais expressivas nos próximos anos, tendo em vista o aumento de escolas médicas no estado. Clique aqui e acesse a apresentação exibida pelo presidente do Conselho durante a Assembleia Geral, que registra também as informações sobre os imóveis de propriedade do Cremeb.

Compartilhe: