Conheça nossas redes sociais

Notícias

Para Além do Piso Salarial – Artigo do Cons. José Carlos Gaspar sobre a importância de votar SIM na Consulta Pública do PL 1365

10 de agosto de 2022

Não tenho dúvida da importância do piso salarial do médico que está sendo proposto através do PL 1365, que está em consulta pública através do Senado Federal. É o menor valor de remuneração para contratação de um médico para o serviço público ou privado, é apenas uma referência servindo como base de negociação, a título do setor privado e não será por essa demanda que o setor público ou privado irá ter dificuldades, pois o público saberá como definir fontes de recursos – é uma questão de prioridade – e de valorizar uma categoria profissional tão importante, pois cuida da saúde e da vida dos seres humanos, bem maior da nossa existência. Por outro lado, o setor privado já trabalha com essa questão no “mercado” de saúde, e também irá se ajustar distribuindo possível aumento de custo pela rede de remuneração do sistema. Hoje é um setor forte, é só observarmos o crescimento do setor, o que é muito bom, mesmo em fase da Guerra na Ucrânia, Pandemia e seus reflexos econômicos.

Somos 593.349 médicos ativos no Brasil (dados atualizados pelo CFM) e 27.814 na Bahia, e ao votarmos positivamente a Consulta Pública com o SIM, se conseguirmos, cada médico, nove votos de por exemplo familiares, teremos quase 6 milhões de votos para o PL, o que é extremamente significante, uma impressionante manifestação de força política. Sempre é bom lembrar que político, no final das contas se preocupa com os votos que irá receber, pois, de fato, é o que os elege. Para exemplificar, um Projeto de Lei de iniciativa popular precisa de 1% dos votos dos eleitores distribuídos, por pelo menos cinco estados, e no mínimo três décimos dos eleitores de cada estado. Somos 148 milhões de eleitores no Brasil, dados de 2020, por iniciativa popular precisaríamos de 1.480.000 assinaturas. Poderemos ter 6 milhões de votos, é só votar e, além da efetiva aprovação pelo Congresso Nacional e Senado Federal do PL 1365, nos posicionarmos de forma importante como uma categoria forte no processo eleitoral.

Esse é um outro dado importante, estamos na iminência de uma nova eleição majoritária para Presidente, Governadores, Deputados e Senadores, então não existe melhor momento para manifestarmos nossa força política do voto e também do convencimento quanto ao que representam os médicos brasileiros nas suas atividades profissionais do dia a dia.

Vamos VOTAR SIM, esse é o momento! Basta acessar “Consulta Pública PL 1365” ou clicar aqui, se cadastrar e votar.

José Carlos Jesus Gaspar – Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia

Compartilhe: