Notícias

Cons. José Abelardo de Meneses torna-se Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, em reconhecimento aos serviços prestados

16 de novembro de 2022

A programação do Congresso Brasileiro de Anestesiologia 2022 ganhou um capítulo especial para o médico anestesiologista José Abelardo de Meneses, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), que atua na especialidade há mais de 40 anos. Foi durante o evento, realizado no Rio de Janeiro, que o conselheiro ex-presidente e ex-corregedor do Conselho recebeu da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) a honraria de Membro Honorário da instituição, em reconhecimento de sua notoriedade na prestação de relevantes serviços à especialidade.

 

“Para mim, esse diploma representa muito, ele vai além do reconhecimento que a entidade máxima da minha especialidade pôde me conceder. Ele significa que as minhas escolhas pelo caminho da ética e da ciência estavam reservando as mais gratificantes saudações, como essa promovida pela SBA”, contextualiza o anestesiologista José Abelardo de Meneses. Dentre as relevantes colaborações do médico para o desenvolvimento da anestesiologia, estão a publicação do livro “Noções de Responsabilidade Médica da Anestegiologia – Guia Prática da SAESP” e artigos como “Ética Médica e Bioética – Responsabilidade Profissional do Anestesiologista”, além de capítulos em diversas obras científicas da área.

Na sua carreira de anestesiologista, Dr. José Abelardo de Meneses acumula também as referências de Membro Honorário da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco (2003), Membro Honorário da Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (2016), honra ao Mérito pela Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (2020) e homenagem reconhecendo a relevância da atividade prestada como essencial à vida humana e a competência técnica pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (2017).

Ao agradecer a honraria, Dr. José Abelardo lembrou dos amigos, colegas de profissão e familiares como peças fundamentais para a construção dessas conquistas. “Compartilho esse momento com aqueles que me acompanharam nesta trajetória, a exemplo dos amigos Aurino Lacerda Gusmão, Ilka Aranha de Aguiar, Maria Lúcia Bonfim Arbex, Paulo César Medauar Reis e Carlos Eduardo Aragão de Araujo. Também agradeço o companheirismo e compreensão dos meus filhos Érica, Andrea, Renata e Vítor”, registra o conselheiro do Cremeb.