Conheça nossas redes sociais

Obituário

Nota de pesar: Cremeb lamenta o falecimento do seu ex-presidente, Dr. José de Souza Costa

6 de março de 2023

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informa o falecimento do médico José de Souza Costa, aos 90 anos, nesta segunda-feira (6). Natural de Juazeiro-BA, formou-se médico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 1958, e atuou na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, área onde ganhou notoriedade pela sua destreza, pesquisa e dedicação. Na sua carreira, exerceu também a nobre função de professor da Faculdade de Medicina, com orientação prestada a diversos estudos e dezenas de produções bibliográficas publicadas, tendo lecionado para algumas gerações de médicos baianos.

Dedicado à ética na Medicina, Dr. José de Souza Costa foi presidente do Cremeb entre os anos de 1983 e 1988, na sexta gestão após a fundação da autarquia. Atualmente era membro do Conselho Superior da Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia (Sogiba), tendo sido também ex-presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, de 1980 a 1983. O presidente da autarquia, conselheiro Otávio Marambaia, ao tempo em que com muito pesar lamentou o falecimento do professor José de Souza Costa, acentuou as grandes contribuições deste ilustre médico ao Cremeb e à Medicina.

 

Ao centro, Dr. José de Souza Costa, então presidente do Cremeb

 

“Surpreso e sentido com a notícia do falecimento do professor José de Souza Costa. Trabalhei com ele durante a sua gestão na presidência, era um competente ginecologista e professor. No início dos anos 70 aluguei o seu consultório no Centro Médico João das Botas e, a partir dali, passamos a conversar, quando pude conhecer suas preocupações com os rumos da Medicina”, relembra o conselheiro decano, Dr. Jorge Cerqueira.

O conselheiro Jecé Brandão também registrou as lembranças de quando foi aluno do Prof. José de Souza Costa, bem como reconheceu os benefícios para classe médica quando o médico foi presidente do Conselho. “Tenho orgulho de ter sido seu aluno na Faculdade de Medicina. Era uma pessoa brilhante, reconhecidamente competente e legalista, imprimiu qualidade a instituição e tem o reconhecimento de todos os médicos por tudo que fez pela medicina baiana”, menciona o conselheiro e ex-aluno, Dr. Jecé.

“O Prof. José de Souza Costa exerceu a Ginecologia e a Obstetrícia como um verdadeiro mestre, querido por suas pacientes e admirado por todos. Na Presidência do Cremeb, enfrentou o último período dos governos militares, contribuindo com a construção do Código de Ética Médica em 1988. Nossa solidariedade a toda família, especialmente ao seu filho, nosso colega Bernardo”, escreveu o conselheiro José Abelardo de Meneses, nas suas palavras de reconhecimento e despedida.

A cerimônia de cremação acontece hoje (6), às 11h30, no Cemitério Jardim da Saudade. Aos amigos e familiares do médico e professor José de Souza Costa, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade.

Compartilhe: