Notícias

Cremeb outorga Medalha de Alto Mérito ao médico e advogado paraibano Genival Veloso de França

7 de junho de 2023

Como forma de reconhecer a sua excepcional dedicação à Medicina, aos princípios da ética médica e aos seus inestimáveis serviços prestados à sociedade brasileira, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) irá entregar a Medalha de Alto Mérito ao médico e advogado paraibano Genival Veloso de França, que, em 04 de março, completou 90 anos, sendo 64 deles como médico. A máxima honraria da autarquia federal, cuja última outorga foi concedida há 12 anos (confira no final do texto os nomes dos outros sete privilegiados), será entregue ao homenageado amanhã, dia 08.06, em João Pessoa.

 

 

Formado em Medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1959, e, em Direito, Dr. Genival Veloso foi o precursor dos estudos do Direito Médico no Brasil. Com inúmeras obras publicadas sobre Ética Médica, Direito Médico, Medicina Legal e Perícia Médica, entre tantos outros temas, ele conquistou o reconhecimento nacional e internacional. Durante a sua rica e extensa trajetória profissional, ele já ocupou a presidência do Conselho Regional de Medicina do seu estado (gestão 1983 – 1988), tendo integrado a diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM), na função de 1º secretário, entre os anos de 1984 e 1989.

Na área acadêmica, Dr. Genival Veloso deixou um legado. Entre as experiências como mestre, ele já foi professor titular de Medicina Legal nos cursos de Medicina e Direito da UFPB; professor da pós-graduação em Direito Médico da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; professor do curso de mestrado em Perícias Forenses da Universidade de Pernambuco; professor do curso de especialização em Direito Médico da Universidade Federal Fluminense; professor do curso superior de Medicina Legal do Instituto de Medicina Legal de Coimbra, em Portugal, e professor do master em Medicina Forense à distância da Universidade de Valência, na Espanha. O médico e advogado pernambucano é membro efetivo da Academia Nacional de Medicina Legal (ANML).

Para o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, Dr. Genival Veloso fez uma escola de estudos da Ética e Bioética, sendo um dos grandes responsáveis pelo avanço do conhecimento desta disciplina no Brasil. “Ele tem sido, durante muitos anos, referência para estudos da ética, do Código de Ética Médica, principalmente, no que tange as questões sobre direito e autonomia do paciente e considerações sobre os termos de consentimento informado. Portanto, pelas suas contribuições, é mais do que merecido ele receber a Medalha de Alto Mérito do Cremeb”, declarou Dr. Marambaia.

Declarado um admirador do professor Genival, o conselheiro José Abelardo de Meneses lembrou que conheceu o médico na Escola Bahiana de Medicina, quando, ainda como estudante, teve acesso a obra “Direito Médico”, livro do médico paraibano. “Professor Genival entra para a história como o principal responsável pela discussão do Direito Médico do nosso país. Ele foi o primeiro e continua sendo o principal. Foi também um dos principais articuladores do Código de Ética Médica de 1988, quando ele era 1º secretário do CFM, pela sua visão humanista e democrática. Portanto, ele merece todas as homenagens do Cremeb, dos médicos paraibanos, dos médicos brasileiros e da sociedade brasileira”, destacou Dr. Abelardo, complementando: “A humildade de Genival é uma humildade franciscana. Com 90 anos, ele tem uma capacidade intelectual perfeita e continua acenando para o mundo com a sua inteligência e cultura singulares”.

Para entregar a honraria, além de Dr. Marambaia e Dr. Abelardo, estarão presentes os conselheiros Aline Guimarães (secretária geral), Julio Braga (2º vice-corregedor), Plínio Sodré (tesoureiro) e Jorge Cerqueira (decano). Representando o Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PR), estarão presentes o presidente, conselheiro João Modesto, e o segundo secretário, conselheiro Walter Azevedo.

Conheça os homenageados com a Medalha de Alto Mérito do Cremeb:

1º – Dr. Fernando Ribeiro Filgueiras (1995)

2º – Dr. Antonio Jesuíno dos Santos Netto (1996)

3º – Dr. Anníbal Muniz Silvany Filho (1997)

4º – Dr. Zilton de Araújo Andrade (2000)

5º – Dr. Rodolfo dos Santos Teixeira (2008)

6º – Dr. Augusto Márcio Coimbra Teixeira (2009)

7º – Dr. Roberto Simon Filho (2010)

8º – José dos Santos Pereira Filho (2011)