Conheça nossas redes sociais

Notícias

Dr. Jozé Correa Picanço recebe homenagens nos 200 anos do seu falecimento

9 de novembro de 2023

O Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins (IBHMCA), a Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (FMB/UFBA) e o Memorial da Medicina Brasileira (MMB/FMB/UFBA) abre nesta quinta-feira, dia 09.11, as homenagens ao Dr. Jozé Correa Picanço – patrono da Medicina brasileira, nos 200 anos do seu falecimento (1823 – 2023).

 

 

Iniciando as atividades, às 16h, haverá aposição de placa alusiva ao Dr. Jozé Correa Picanço na Sala dos Acadêmicos, no 2º andar da Sede Mater da FMB  (Largo do Terreiro de Jesus). Logo em seguida, às 16h30, será aberta uma exposição comemorativa, na Bibliotheca Gonçalo Moniz, também na Faculdade. Na oportunidade, a Confreira Profa. Almira Maria Vinhaes Dantas fará uma palestra com o tema “Algumas controvérsias na trajetória de Jozé Correa Picanço”. A explanação poderá ser acompanhada de forma online, através do link https://meet.google.com/paj-qbvq-ymn.

O conselheiro decano do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. Jorge Cerqueira, que é secretário geral do IBHMCA, explica que Dr. Jozé Correa Picanço era um pernambucano, nascido em Goiana, que se formou em Medicina na Europa e se tornou, pelos seus estudos e pela sua inteligência, o cirurgião-mor da Corte de Dom João, em Portugal. O cirurgião recebeu de Dom João, em março de 1821, o título de Barão de Goiana.

“Quando a corte portuguesa, fugindo de uma possível invasão de Napoleão Bonaparte, resolveu transmigrar para o Brasil, ele veio junto. E aqui, na Bahia, ele sugeriu a Dom João que fundasse o ensino médico no Brasil, propiciando então a fundação da Faculdade de Medicina da Bahia, em fevereiro de 1808. Em novembro do mesmo ano, foi fundada a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Portanto, uma homenagem mais do que justa”, afirma Dr. Jorge Cerqueira.

Compartilhe: