Conselheiro do Cremeb, Dr. Jecé Brandão é homenageado pelo Conselho Federal de Medicina
7 de março de 2024
Como forma de reconhecer o trabalho realizado com empenho, ética e dedicação em prol da medicina brasileira, o Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou uma homenagem ao conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) Jecé Freitas Brandão. O reconhecimento, que foi entregue pelo presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia e pela conselheira federal pela Bahia, Maíra Dantas, ocorreu durante a abertura do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina (ENCM) – 2024, que acontece hoje (07) e amanhã (08), na sede do CFM, em Brasília.
Nascido em 1951 no município de Jacobina, no centro-norte do estado da Bahia, Dr. Jecé formou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UBFA), em 1975. No vasto currículo do especialista em gastroenterologia clínica e endoscopia digestiva, o conselheiro acumula mais de três décadas de contribuição para o sistema conselhal. Ele integra o Cremeb desde 1993, tendo presidido a autarquia por dois mandatos, de 2001 a 2006. No CFM, representou os médicos baianos também em dois mandatos, de 2009 a 2019, tendo ocupado o cargo de 2º vice-presidente, na gestão 2014 – 2019.
“É uma honra participar dessa solenidade de homenagem ao homem que tem sido exemplo e inspiração para gerações de médicos da Bahia e do Brasil. Esse é nosso agradecimento público ao trabalho realizado pelo Doutor Jecé Freitas Brandão que tão bem representou e representa a medicina baiana. Sem dúvida, trata-se de uma respeitável personalidade da medicina tanto na Bahia, quanto em todo o Brasil que, até hoje, tem a generosidade de compartilhar sua experiência e conhecimento com as novas gerações”, declarou Dra. Maíra Dantas, que fez a leitura do texto que contava um pouco sobre a trajetória do conselheiro.
O presidente do Cremeb endossou o merecimento da homenagem: “Quando entrei no Conselho, Jecé era o presidente. E pude presenciar o brilhante trabalho que ele fez. Na Bahia, construímos um processo de mudança e ele foi, sem dúvida alguma, o comandante desse processo. Jecé é a pessoa do diálogo fácil e do bom senso, mas de posições claras e firmes. Não tem planície, não tem colina, não tem montanha, onde a missão for dada ele estará presente. Esse é um exemplo positivo para os outros Conselhos de Medicina, pois ele sempre está disposto a investir na instituição, trabalhando em prol da medicina e do sistema conselhal. Jecé, meus parabéns”.
Extremamente emocionado, o conselheiro Jecé Freitas Brandão disse nunca ter pensado merecer esse reconhecimento. “O que eu fiz foi trabalhar. Se eu pudesse conceituar essa casa [CFM], seria trabalho de domingo a domingo. Eu passei 10 anos no CFM e foi aqui que aprendi a respeitar e a amar mais ainda a medicina. Nossa profissão foi, é e sempre será importantíssima e essencial. Enquanto tiver homens sapiens caminhando nesse planeta, haverá a necessidade dos seus curadores e dos aliviadores dos sofrimentos humanos. Portanto, agradeço a todos. Estou extremamente feliz e desejo um excelente encontro para todos nós”, agradeceu ele.
Além do presidente, da conselheira federal e de Dr. Jecé, outros conselheiros do Cremeb também estão em Brasília para participar do ENCM 2024. São eles: Plínio Sodré (vice-presidente), Jedson Nascimento (2º vice-corregedor), Raimundo Teixeira (tesoureiro), Jorge Cerqueira, José Abelardo de Meneses, Leonardo Rezende, André Campana, Cláudia Galvão, Guilherme Lazazari, Márcia Sacramento, Tatiana Aguiar e Alexandre Rizkalla.