Cremeb apresenta sobre publicidade, bioética e análise de caso para novos residentes
6 de maio de 2024
Ingressar na residência é um passo significativo para a carreira do médico, que ainda em formação na especialidade escolhida, necessita de auxílio e orientações para estar cada vez mais bem preparado. Como contribuição a esse aprimoramento, ao lado do médico nesse processo de especialização, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) proporcionou um diálogo sobre relevantes temas, sexta-feira (3), durante o XX Seminário Introdutório da Residência Médica do Estado da Bahia, evento que deu as boas-vindas aos médicos que ingressaram na especialização por meio do Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2024.
Ato médico, ética, bioética, novidades na resolução sobre publicidade e análise de dilemas profissionais foram alguns dos tópicos abordados pelos conselheiros que estiveram presentes na recepção aos novos residentes. “A Lei do Ato Médico, que é uma conquista da classe médica, precisa ser defendida por todos nós, inclusive vocês, que estão se especializando numa era onde a Medicina está sob ataque, com outras profissões querendo realizar procedimentos exclusivos da nossa atividade”, reforçou o presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia, que além do Ato Médico, palestrou também sobre ética e bioética.
O debate sobre a nova redação que regulamenta a publicidade médica foi apresentado pelo conselheiro Raimundo Pinheiro, coordenador da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do Cremeb. Esse tema foi pauta também do 7º Seminário de Publicidade Médica, que está disponível no YouTube e você pode assistir clicando aqui.
Os médicos presentes participaram ainda de um julgamento simulado, coordenado pelo corregedor do Conselho, Dr. Emerentino de Araújo, onde foi apresentado um caso fictício, similar a algumas demandas que chegam no Cremeb, possibilitando a experiência aos residentes de levantar questionamentos sobre um fato concreto, opinar sobre a decisão e entender um pouco mais sobre a atividade conselhal.
O XX Seminário Introdutório da Residência Médica do Estado da Bahia foi realizado pela Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem), que esteve representada pelo seu vice-presidente e também 2º vice-corregedor do Cremeb, Dr. Jedson Nascimento. Além do Conselho, compuseram a mesa de abertura a Associação Bahiana de Medicina (ABM), o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).