Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb em Brasília: pela revogação da lei que altera a CNRM e pela aprovação do Teste de Proficiência

8 de maio de 2024

Para lutar contra as ameaças e ataques que a classe médica tem sofrido e em busca de uma formação de qualidade para os novos médicos, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) foi a Brasília, terça-feira (7), junto com a Frente Parlamentar da Medicina, em apoio ao movimento de revogação do Decreto-Lei 1999/2024 – que interfere na composição da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) – e pela aprovação do projeto de lei que prevê a realização do Teste de Proficiência aos formandos em Medicina. Na capital federal, o Cremeb esteve representado pelo seu presidente, Dr. Otávio Marambaia. O conselheiro Dr. Antônio Meira também se fez presente, representando a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), assim como a conselheira federal Dra. Maíra Dantas, que também participou do encontro.

A reunião aconteceu na Associação Médica de Brasília, com a presença de entidades médicas e parlamentares, para realização de uma proposta a ser enviada ao vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, sinalizando os pontos a serem modificados ou revogados no Decreto-Lei, em defesa da autonomia e do livre exercício da Medicina. “O Cremeb e as demais entidades médicas seguem ativos na luta contra essa tentativa de controle sobre a categoria médica, que é o que busca essa interferência na composição da CNRM. Nós já viemos ao Congresso Nacional outras vezes e saímos vitoriosos. Estamos aqui, novamente, ao lado da Frente Parlamentar da Medicina, lutando pelos interesses da classe médica e, consequentemente, da sociedade”, comenta o presidente Marambaia.

O encontro foi oportuno também para o Conselho manifestar apoio ao Projeto de Lei (PL) 785/2024, de autoria do deputado federal Dr. Luizinho (PP-RJ), que visa instituir o Exame Nacional de Proficiência em Medicina. Em diversas oportunidades, o Cremeb já sugeriu que essa medida possa contribuir para que a população esteja bem assistida no futuro, no que tange ao atendimento por profissionais médicos, tendo em vista a proliferação de aberturas de novas escolas médicas sem as devidas condições para garantir uma mínima formação de qualidade. Clique aqui e conheça o PL 785/2024.

Na oportunidade, os conselheiros do Cremeb reuniram-se também com os representantes do Colégio Brasileiro de Oftalmologia (CBO), na figura da presidente, Dra. Wilma Barboza, e do tesoureiro da entidade, Dr. Frederico Pena, para reafirmar o compromisso com o convênio firmado entre as instituições, que visa realizar ações e medidas conjuntas na defesa do Ato Médico. Essa é mais uma iniciativa que firma o compromisso do Conselho com o combate ao exercício ilegal da medicina, nesse caso, realizado pelos optometristas quando se aventuram a realizar procedimentos exclusivos de médicos. Na justiça, o Cremeb já acumula algumas vitórias contra optometristas que realizavam procedimentos de oftalmologistas, como você pode conferir clicando aqui.

A Frente Parlamentar da Medicina esteve representada pelo seu presidente, o senador e médico Hiran Gonçalves. Além do Cremeb e do Conselho Federal de Medicina (CFM), outras entidades médicas estiveram presentes no encontro, como a Associação Médica Brasileira, Academia Nacional de Medicina, Associação Nacional dos Médicos Residentes, Federação Médica Brasileira e a Federação Nacional dos Médicos.
Compartilhe: