Obituário

Nota de pesar: Cremeb lamenta falecimento do médico Albino Eduardo Machado Novaes

22 de julho de 2024

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebe com pesar a notícia de falecimento do médico baiano Albino Eduardo Machado Novaes, aos 87 anos, no último sábado (20.07). Natural de Salvador, ele formou-se médico na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 1961, e atuava na área da reumatologia.

Em nota, o diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, Dr. Antonio Alberto Lopes, disse que o Dr. Albino foi um aluno brilhante e um exemplo de médico e professor: “Foi um dos primeiros médicos residentes do Hospital Universitário Edgard Santos (HUPES), de 1962 a 1964. […] Na pesquisa, publicou e apresentou diversos trabalhos em congressos internacionais, sendo autor sênior de trabalhos sobre doenças reumáticas em pacientes com HTLV-I. Foi chefe do Departamento de Medicina da FMB, chefe de Enfermaria do HUPES, coordenador do Colegiado de Graduação da FMB e diretor do HUPES. […] Sua memória será eternamente preservada na história da Faculdade de Medicina da Bahia e do HUPES”.

“Professor Dr. Albino Novaes foi um grande reumatologista. Um homem sério, ético e que ensinava com prazer”, declarou o conselheiro decano, Dr. Jorge Cerqueira. O médico reumatologista foi um dos homenageados pelo Cremeb com o Diploma de Mérito Ético-Profissional em 2011. A honraria é concedida aos médicos que completam 50 anos de exercício ininterrupto da profissão, honrando a Medicina, sem ter sofrido sanções éticas.

Aos familiares e amigos do médico Albino Eduardo Machado Novaes, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade.