Notícias

Médicos que não votaram nas Eleições CFM têm até 7 de outubro para justificar ausência

8 de agosto de 2024

O médico que, por algum motivo, não conseguiu votar nas Eleições CFM 2024, tem até o dia 07 de outubro para justificar ou apresentar as razões do impedimento que resultaram na sua não participação no pleito. A justificativa é on-line e está disponível no Portal das Eleições (clique aqui para acessar o link). Caso prefira chegar ao formulário pela navegação do site, basta clicar em “Serviços ao Eleitor”, depois em “Justificativa de Voto”.

De acordo com a Portaria CFM N°. SEI-47/2024 e Resolução CFM nº 2.368/2023, ao médico que não justificar a ausência nem presentar as razões do impedimento, será aplicada uma multa de R$ 94,00. É importante lembrar que o voto para o médico com mais de 70 anos era facultativo e, portanto, neste caso, não há necessidade de justificativa de voto.

Já o médico que possui inscrição em dois estados ou mais, e realizou o voto em alguma das regionais em que está inscrito, esse não precisa realizar a justificativa. Para dúvidas sobre as Eleições CFM 2024, envie e-mail para eleicoes@cremeb.org.br.