Dr. Jorge Cerqueira recebe homenagem do CFM pelos notáveis serviços prestados à comunidade médica brasileira e à sociedade
13 de março de 2025
O legado para a medicina brasileira construído pelo conselheiro decano do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. Jorge Cerqueira, ganhou notoriedade nacional na manhã desta quinta-feira (13). O Conselho Federal de Medicina (CFM) concedeu uma homenagem ao médico baiano durante o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina (I ENCM 2025), que acontece em Cuiabá (MT) até amanhã (14).
“Confesso-me extremamente sensibilizado com a magnanimidade do Conselho Federal de Medicina, em me outorgar este alto galardão ao aproximar-me de completar seis décadas de exercício da Medicina, sendo 42 anos de doação à atividade conselhal. Sempre distinguido pelos meus pares para as mais diversas missões, procurei cumpri-las da melhor forma que me foi possível”, agradeceu Dr. Jorge Cerqueira.
Para o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, a homenagem é merecida: “É um justo reconhecimento a um profissional que dedicou sua vida ao fortalecimento da medicina e à valorização da classe médica. O Cremeb se orgulha de contar com a experiência e a sabedoria de Dr. Jorge Cerqueira, um verdadeiro exemplo de compromisso e dedicação à ética médica no Brasil”.
Nascido na capital baiana, em julho de 1939, Dr. Jorge Cerqueira formou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1968. Com mais de meio século de atuação, o decano tem uma trajetória cheia de desafios. No Cremeb, por exemplo, onde sua atuação teve início em 1983, ele ocupou cargos de grande relevância, incluindo os de secretário, tesoureiro e presidente da entidade.
Devido a sua incansável luta em defesa da Lei do Ato Médico – que regulamenta o exercício da medicina no Brasil, Dr. Jorge Cerqueira ganhou o carinhoso e respeitoso apelido de “Senhor Ato Médico”. Outro destaque de sua trajetória foi o trabalho pela interiorização das ações do Conselho, coordenando as delegacias regionais, as comissões de ética e as representações por meio da Coordenação das Delegacias, Comissões de Ética e Representações (Codecer).
“Nada mais oportuno do que homenagear quem lutou com afinco para assegurar a Lei do Ato Médico que hoje respalda o combate ao exercício ilegal da medicina. A resiliência e convicção de Dr. Jorge em lutar pelo que acredita serve como exemplo aos Conselheiros”, destacou Dra. Maíra Dantas, conselheira federal pela Bahia, parabenizando também os outros dois homenageados pelo CFM hoje (13): Dr. Aníbal Gil Lopes e Dr. Ivan Moura Fé.
Dr. Jorge Cerqueira também teve papel fundamental na solidificação da especialidade de Medicina do Tráfego no Brasil, sendo um dos fundadores da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET). No ano passado, o conselheiro decano recebeu do Cremeb a Medalha de Alto Mérito – honraria mais alta da autarquia. Homenagem ocorreu durante a solenidade do Dia do Médico do Cremeb.
Além do presidente, do decano e da conselheira federal, também participam do I ENCM 2025 os conselheiros: Plínio Sodré (vice-presidente), José Carlos Ribeiro (secretário geral), Raimundo Teixeira (tesoureiro), Antonio Meira (conselheiro federal e 1º secretário), Luciano Ferreira (diretor do DEFIC), Cláudia Galvão, Tatiana Aguiar, Márcia Sacramento, Rosângela Melo, Alexandre Rizkalla, Miriam Gorender, César Amorim, Mariana Cancela, Camila Koch, André Campana, Amadeu Silvoso e Luiz Henrique Costa.