Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb emite nota em resposta à UNEB

25 de fevereiro de 2016

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), em face da nota divulgada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) sobre as declarações da Comissão de Comunicação do CREMEB que se deram por conta da manifestação dos estudantes do Curso de Medicina daquela instituição de ensino, vem a público manifestar-se da seguinte forma:

  1. As notícias acerca das dificuldades enfrentadas pelos alunos foram trazidas ao conhecimento do CREMEB pelos representantes do Centro Acadêmico de Medicina (CAMEB) da UNEB, que externaram o sentimento de desapontamento com o curso em razão da falta de estrutura básica oferecida aos alunos, pedindo a intermediação do Conselho junto aos órgãos competentes, para que fossem ouvidas as suas ansiedades e atendidas as suas expectativas.
  2. Sabe-se que a realidade de muitos cursos de Medicina do Brasil e, por conseguinte, da Bahia, é insatisfatória e precária em relação ao tipo de formação que se espera, por conta da discrepância entre as necessidades dos alunos e da estrutura humana e material oferecida.
  3. No caso do curso de Medicina da UNEB, as manifestações de rua refletem o momento, para eles, considerado crítico e incerto diante das dificuldades ali vivenciadas, e nesse primeiro momento, o CREMEB tão somente noticiou o anseio dos alunos, por entender que a excelência do ensino médico tem como eixos principais a formação técnico-profissional e ético-humanística dos futuros profissionais, e que toda e qualquer inconformidade neste sentido carece de correções.
  4. O sistema conselhal médico brasileiro (CFM/CRM’s) de há muito tem alertado as autoridades governamentais para o risco de abertura indiscriminada de cursos médicos sem instalações, material, docentes e  campos de prática, mas infelizmente tem obtido pouca ou nenhuma resposta das autoridades. Neste sentido, situações como a que está ocorrendo mostram o quanto têm sido corretos estes alertas.
  5. Assim, as razões da mobilização dos estudantes despertam a preocupação do CREMEB, órgão responsável por zelar pelo perfeito desempenho ético da Medicina e por buscar a qualidade da formação dos médicos que irão integrar o seu quadro de jurisdicionados, de modo que reitera sua disposição em contribuir com os alunos e dirigentes em busca das medidas que se fizerem necessárias – inclusive, com a realização de inspeção in loco- para o bom desempenho do curso e aprimoramento dos futuros médicos.

 

 

Compartilhe: