Fiscalização

Hospital 2 de Julho


A fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) realizou visita técnica no Hospital 2 de Julho (H2J), em 11 de março, após constatar que a unidade, instalada nas dependências do antigos Hospital Espanhol, em Salvador, não possuía inscrição nesta autarquia federal, como preconizam o Art. 17 e o Art. 18 do Código de Ética Médica. Na oportunidade, a fiscalização do Cremeb informou a obrigatoriedade de registrar a unidade e o responsável técnico perante a autarquia, bem como prestou as devidas orientações de como solicitar os respectivos registros. Após essa intervenção, as pendências do H2J diante do Conselho foram solucionadas.

Apesar da inconformidade, a direção técnica do hospital apresentou, durante a fiscalização, um ofício de 2023, que informa o início das atividades ao Conselho, ainda que este por si só não seja o suficiente para o hospital estar regular. Outra inconformidade registrada em relatório de fiscalização foi a ausência do alvará do corpo de bombeiros, que também foi orientada a regularização aos responsáveis administrativos. Público e estadual, o Hospital 2 de Julho é gerido pela Organização Social Fabamed, que está à frente da unidade desde agosto de 2023.

Foto: Feijão Almeida – GOV/BA

A fiscalização do Cremeb no hospital não encontrou outras não conformidades técnicas e administrativas, além destas citadas acima. Foram evidenciadas a existência de todas comissões obrigatórias, adaptação física para acessibilidade, escala do corpo clínico sem lacunas, instalações do centro cirúrgico, enfermarias e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), dentre outros pontos.

O Hospital 2 de Julho é uma unidade para atenção em Clínica Médica, com suporte de outras especialidades, apenas para pacientes regulados (não há porta de emergência). Nele, existem 250 leitos no total, havendo 3 UTI geral adulto com 20 leitos cada, e uma UTI pediátrica com 10 leitos, além de uma enfermaria pediátrica com 20 leitos.