Ações do Cremeb contra o exercício ilegal da medicina são apresentadas no Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina
14 de março de 2025
As ações do Cremeb para garantir o livre exercício ético da Medicina por aqueles que estão devidamente registrados, mais uma vez, foram destaque no I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2025 (I ENCM 2025), que aconteceu ontem (13) e hoje (14), em Cuiabá (MT). Na oportunidade, que reuniu conselheiros de todo o país, a conselheira federal pela Bahia, Dra. Maíra Dantas, apresentou os resultados do Departamento de Defesa das Prerrogativas do Médico.
Nos últimos quatro anos, o departamento recebeu 1.006 demandas e já ingressou com 15 ações judiciais, sendo, até o presente momento, sete com liminares favoráveis, três com sentenças favoráveis e cinco aguardando decisão. “Nossa missão é oferecer ao médico condições para denunciar quaisquer medidas ou imposições que o impeçam de exercer a medicina com ética, independência e dignidade, sendo-lhe garantido o anonimato se assim o quiser, após firmar a denúncia”, explicou Dra. Maíra.
O presidente do Cremeb, Cons. Otávio Marambaia, anunciou que agora, além de acionar judicialmente os profissionais que realizam ato privativo de médico, vai processar os seus respectivos conselhos profissionais: “Chegou a hora de responsabilizarmos também quem, ao invés de fiscalizar, está sendo cúmplice, colocando a saúde da população em risco. No interior da Bahia, uma biomédica quase matou uma paciente com uma ‘’lipo de papada’. E o que foi feito?”.
Além de Dr. Marambaia e Dra. Maíra, também estavam presentes no I ENCM 2025 os conselheiros: Plínio Sodré (vice-presidente), José Carlos Ribeiro (secretário geral), Raimundo Teixeira (tesoureiro), Antonio Meira (conselheiro federal e 1º secretário), Luciano Ferreira (diretor do DEFIC), Jorge Cerqueira (que recebeu uma homenagem do CFM), Cláudia Galvão, Tatiana Aguiar, Márcia Sacramento, Rosângela Melo, Alexandre Rizkalla, Miriam Gorender, César Amorim, Mariana Cancela, Camila Koch, André Campana, Amadeu Silvoso e Luiz Henrique Costa.