Notícias

Após denúncia do Cremeb, polícia indicia biomédica envolvida no caso de exercício ilegal da medicina em Vitória da Conquista

5 de dezembro de 2024

O Cremeb expressa sua satisfação em saber que, após denúncia desta instituição, a Polícia Civil concluiu a investigação e indiciou a biomédica Mariana Harkbat envolvida no caso de exercício ilegal da medicina em Vitória da Conquista.

O caso foi informado ao Cremeb por médicos que atenderam a paciente na urgência e lhe salvaram a vida. É um exemplo a ser seguido. As graves lesões causadas pela biomédica ensejaram o seu indiciamento nos crimes de exercício ilegal da medicina, lesão corporal grave (duas vezes) e falsa identidade. O processo pode resultar em pena para a transgressora de até 13 anos em regime fechado.

O Cremeb reafirma seu compromisso com a proteção da sociedade e com a defesa da medicina ética e segura. Além de inaceitável, é crime exercer atividades privativas médicas sem a devida formação, colocando em risco a saúde e a vida da população.

O Conselho espera que, agora, a Justiça cumpra o seu papel, responsabilizando adequadamente e reforçando a importância do respeito às leis que regulam o exercício profissional no Brasil.

Por fim, o Cremeb informa que continuará acompanhando este caso e todos os outros relacionados ao exercício ilegal da profissão e permanece à disposição para contribuir com as autoridades competentes.