Com 50% de renovação dos membros, Cremeb empossa novos conselheiros e elege nova diretoria
2 de outubro de 2023
No primeiro minuto do dia 1º de outubro (domingo), tomaram posse os 42 conselheiros que irão compor a gestão do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) nos próximos 5 anos, em Sessão Plenária de Posse da Gestão 2023 a 2028, realizada na sede da autarquia federal, em Salvador. O novo corpo conselhal representa uma renovação de 50% do quadro de integrantes da entidade, uma vez que 21 médicos são conselheiros novos. 40 médicos são integrantes da Chapa 01 – Em Defesa da Medicina -, que foram referendados por 44,45% da classe médica baiana, e os outros dois foram indicados pela Associação Bahiana de Medicina (ABM). Clique aqui e conheça a galeria dos conselheiros empossados para a gestão 2023-2028.
A nova Diretoria, eleita por unanimidade, tem como Presidente o conselheiro Otávio Marambaia dos Santos e a seguinte composição: Plinio Sodré (vice-presidente), José Carlos Ribeiro (Secretário Geral), Antonio Meira Júnior (1º Secretário), Raimundo Teixeira (Tesoureiro), Emerentino Elton de Araújo (Corregedor), Antonio Morais de Azevedo (1º Vice-Corregedor), Jedson Nascimento (2º Vice-Corregedor) e Luciano Santana (Diretor do Departamento de Fiscalização). Clique aqui e conheça-os.
“Digo aos colegas conselheiros que essa é uma oportunidade de trabalho que, realmente, modifica a nossa vida. As vivências com as atividades do Cremeb vão enriquecer as vidas dos senhores e senhoras. Vocês terão uma visão mais intensa da Medicina, porque vão ver a Medicina na sua prática, nos seus resultados e nas suas consequências, benéficas ou não”, registrou o presidente Marambaia, nas palavras de boas-vindas ao grupo recém empossado. O conselheiro lembrou ainda que o aprendizado é a característica mais marcante na atividade conselhal: “essa é a progressão que temos aqui nessa Casa; aprender sempre!”.
Outros conselheiros com experiência acumulada na atividade judicante pediram a palavra para receber os novos colegas, a exemplo do decano Jorge Cerqueira. “Desejo a vocês que aproveitem a oportunidade de estar aqui, para as suas vidas. Vocês não serão mais os mesmos depois que cumprirem esses cinco anos, pelo menos, ou se quiserem fazer como eu, cumprirem 40 anos de dedicação ao conselho. Quero também agradecer pelo carinho e atenção, e me pôr à disposição para ajudar vocês no que for possível, tendo a humildade suficiente para aprender com vocês daquilo que trouxerem a nos ensinar”, pontuou o conselheiro decano.
Já o conselheiro Jecé Brandão aproveitou a oportunidade para lembrar das características principais que fazem do Cremeb uma entidade respeitada pelos médicos e pela sociedade. “Essa Casa é uma ilha de coerência entre os fundamentos que justificam a sua existência e a prática profissional. O Cremeb exerce na plenitude tudo que é do seu poder e do seu dever perante a sociedade e a classe médica. Nós vamos estar durante 5 anos, juntos, num contrato tácito de honestidade, de sinceridade e de solidariedade entre nós, 42 conselheiros da ética médica no estado da Bahia”, entoou Dr. Jecé.
Para finalizar as considerações de boas-vindas na cerimônia de posse, o conselheiro José Abelardo de Meneses pediu a palavra para reiterar o compromisso desse coletivo com as boas práticas já estabelecidas na entidade. “Aqui se exerce a verdadeira democracia. Aqui iremos discutir, divergir e, quando sairmos daquela porta, continuaremos a nos cumprimentar como se nada tivesse acontecido. Vocês foram convidados para esse grupo pela história de vida, liderança em seu ambiente de trabalho, disponibilidade e disposição para trabalhar pela Medicina. Estamos empossados para servir à Medicina, à sociedade e aos médicos”, finalizou.
O cargo de conselheiro é meramente honorífico, ou seja, não há uma remuneração para exercer a atividade. Os conselheiros atuam a serviço da sociedade e da classe médica na fiscalização profissional e na defesa do exercício ético e legal da medicina. Eles cumprem múnus público, apuram denúncias que chegam ao Cremeb referentes aos profissionais jurisdicionados, fiscalizam as condições de trabalho, orientam a categoria e promovem a educação médica continuada. A diretoria representa o Conselho diante dos poderes públicos, convoca e dá posse aos conselheiros, delegados, membros de câmaras técnicas, assessores e funcionários.
Confira abaixo a galeria de fotos do evento: