Notícias

Coronavírus: Cremeb intermedeia contato com médico baiano que testou positivo

23 de março de 2020

Um médico baiano, que atende em cidades no Litoral Norte do estado, foi diagnosticado na manhã deste domingo com COVID-19 (novo coronavírus). Sem conseguir contato com o profissional para recomendar o isolamento, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) pediu a intermediação do Comitê de Crise do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), que conseguiu falar com o médico.

Por telefone, o profissional explicou que chegou de viagem dos Estados Unidos no dia 8 de março e evoluía sem sintomas da doença. No entanto, na última quarta-feira (18), após um companheiro de viagem apresentar febre, ele resolveu buscar auxílio em um hospital, onde realizou o teste para coronavírus. Desde então, ele afirma que, além de ter parado de trabalhar, está cumprindo com o isolamento em sua residência.

Sobre a falta de contato alegado pela Sesab, o médico justificou que não tem conseguido dar conta do grande volume de chamadas telefônicas que tem recebido. Porém, o mesmo se colocou à disposição das autoridades sanitárias. Todas as informações relatadas e os contatos telefônicos disponíveis do profissional foram repassadas ao secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.

O Cremeb aproveita a oportunidade para salientar que, infelizmente, muitos médicos e profissionais de saúde serão infectados pela COVID-19. A instituição ratifica a importância do isolamento social e individual em casos suspeitos da doença, além do acompanhamento médico. Os profissionais de saúde devem utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) e seguir os protocolos do Ministério da Saúde e das autoridades sanitárias.