Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb promove Sessão Interativa para orientar novos conselheiros da gestão 2023-2028

6 de outubro de 2023

Visando promover uma troca de conhecimentos e experiências sobre a atividade judicante, a Corregedoria do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) promoveu, na manhã desta sexta-feira (06.10), uma Sessão Interativa com os conselheiros, servidores e a assessoria jurídica da instituição. O encontro aconteceu de forma híbrida, com a maioria dos participantes presencialmente na sede da autarquia federal, em Salvador, e outros através de videoconferência.

 

 

Entre os assuntos abordados, os conselheiros da gestão 2023-2028 foram orientados sobre todas as etapas de uma denúncia no Cremeb, desde a sua admissão, na Corregedoria, até a fase final, que é o arquivamento ou a instauração do processo até o julgamento. “Essa atividade interativa é de extrema importância uma vez que tivemos uma renovação de 50% dos conselheiros, ou seja, metade deles são novos nesta atividade, que é complexa e precisa ser desempenhada com muita seriedade”, destacou o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, que abriu o encontro.

 

 

Para o corregedor do Cremeb, conselheiro Emerentino Araújo, as orientações e dicas dos conselheiros experientes proporcionam aos novatos uma segurança nas questões processuais, de modo que eles possam buscar a verdade dos fatos a fim da conclusão ser a mais justa possível. “Os conselheiros têm muita experiência como médicos, muitos deles, inclusive, já foram diretores de hospital, coordenadores de emergência, e estão acostumados a lidar com esse tipo de conflito e resolver em loco. Mas, aqui no Conselho tem a questão do rito processual e, hoje, nós estamos passando essa parte para eles”, declarou ele.

O conselheiro José Abelardo de Meneses, que já esteve na função de presidente e corregedor do Cremeb, corroborou com a opinião do presidente e do corregedor: “Como nós estamos iniciando uma gestão com 21 conselheiros novos, é muito importante mostrarmos como funcionam esses ritos. Afinal, na faculdade, os médicos são preparados para tratar das pessoas e não dos processos, das sindicâncias e dos procedimentos administrativos, como nós temos aqui no Cremeb em grande maioria. Portanto, essa formação dos conselheiros novos é indispensável para o perfeito funcionamento do Conselho”.

 

 

“Esse treinamento é imprescindível. Por mim, ficaria aqui o dia inteiro, ouvindo tudo que estou ouvindo porque é tudo muito novo. Eu já tive experiência como membro do Comitê de Ética onde eu trabalho e da Câmara Técnica do Cremeb, mas eu não imaginava a complexidade do nosso trabalho. São muitas informações novas, que não conhecemos”, declarou a conselheira Cristina Pacheco, que está no seu primeiro mandato no Cremeb, complementando: “O que me conforta é saber que temos uma equipe de conselheiros e de servidores experientes que vão nos ajudar durante todo esse processo”.

 

Compartilhe: