Em Assembleia Geral, médicos baianos aprovam as contas do Cremeb de 2023
1 de março de 2024
A classe médica baiana aprovou por unanimidade, em Assembleia Geral Ordinária do Médicos, as contas do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) referentes ao exercício de 2023, bem como a homologação da Resolução Cremeb nº 395/2023. A prestação de contas, cuja convocação ocorreu em Diário Oficial da União no dia 01 de fevereiro, aconteceu na noite desta sexta-feira (01.03), na sede da autarquia federal, em Salvador, com apresentação dos resultados de gestão, financeiro e de governança estratégica pelo presidente da instituição, Cons. Otávio Marambaia.
Na oportunidade, o presidente apresentou um breve panorama da instituição, incluindo a quantidade de médicos ativos (31.297) e empresas médicas regulares (10.675), o quadro de colaboradores e as representações regionais. Além disso, os médicos presentes conheceram de perto quais foram os recursos do Cremeb (força de trabalho, infraestrutura física e de tecnologia e orçamento) e os resultados alcançados. Em 2013, o Conselho contabilizou, por exemplo, 11.377 serviços atendidos, publicou 81 normas e realizou 768 fiscalizações em todo o estado.
Entre os resultados que merecem destaques, Dr. Marambaia citou os da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Médico, criada para garantir o livre exercício da Medicina. “No período de dois anos e meio, a Comissão recebeu 453 expedientes. Realizamos 207 audiências, entramos com 10 ações judiciais e, deste total, tivemos 70% das decisões liminares favoráveis – o restante ainda aguarda julgamento. E, o melhor, 65% das demandas recebidas foram solucionadas”, afirmou o presidente. Os números do Cremeb Presente, projeto que visa levar serviços, diálogo e educação médica a todos os médicos do interior do estado, também foram apresentados.
Vale lembrar que todas as atividades e execuções do Cremeb estão disponíveis, no Portal da Transparência (clique aqui). Na plataforma, é possível conferir gastos, arrecadação, quantidade de fiscalizações realizadas, resultados das auditorias, ações e programas, dentre outras informações. “Não só médico, mas a sociedade em geral, pode acessar o site e conferir todos os nossos resultados, que estão separados mês a mês, incluindo as informações relacionadas ao setor financeiro. Como uma entidade pública, nós temos o dever de gerir com responsabilidade e economicidade, além de prezarmos pela transparência”, concluiu ele.