Ex-conselheiro do Cremeb, Sílvio Porto recebe título de Doutor Honoris Causa pela UESC
18 de fevereiro de 2025
Pelo seu legado de dedicação ao cuidado com a vida humana e promoção da saúde pública, o médico e ex-conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. Sílvio Porto, será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Itabuna, no sul do estado. De acordo com a publicação da própria instituição de ensino, a trajetória do homenageado reflete um compromisso com a medicina, educação e desenvolvimento humanitário, proporcionando significativo legado para a Bahia e para o Brasil.
Para Dr. Sílvio Porto, que nasceu e cresceu na mesma cidade onde a universidade está localizada, a titulação recebida ganha ainda mais relevância justamente pela sua relação com a comunidade acerca da instituição. “Essa é a terra onde plantei sonhos, enfrentei desafios e construí minha história. Receber essa honraria aqui é como um abraço simbólico de minha própria história e das pessoas que fizeram parte dela”, comentou o ex-conselheiro, que atualmente preside a Academia de Medicina de Itabuna (Amei).
Sobre a sua trajetória mencionada na publicação da UESC, o médico relembra dos anseios e objetivos que foram alimentados ainda na juventude e que serviram de sustentação para que hoje ele colhesse frutos valorosos, como o título em questão. Ao Cremeb, Porto conta que quando ainda era acadêmico de Medicina, talvez não imaginasse se tornar referência na área da saúde e que ajudaria a transformar vidas, mas lembra também que sempre foi um rapaz movido pela determinação e pela esperança de construir um futuro melhor.
“Se pudesse conversar com aquele jovem, diria a ele para confiar mais em si, para seguir firme nos seus propósitos, porque cada passo, cada sacrifício, cada noite em claro valeriam a pena”, imagina o diálogo consigo. Em demonstração da humildade que lhe é característica, Porto dedica o agraciamento às instituições, colegas, familiares, amigos e às oportunidades abraçadas durante a sua carreira. “Esse título não é apenas meu, mas de todos que me ajudaram a chegar até aqui (…). Ao Conselho Regional de Medicina da Bahia, a casa da Ética Médica, onde aprendi muito e a valorizar mais ainda a minha profissão”, menciona, dentre outras entidades, o ex-conselheiro.
A indicação do nome de Dr. Sílvio Porto partiu do Reitor da UESC, Prof. Alessandro Fernandes, que fez contato direto com o homenageado para informar sobre a reverência, encaminhando assim a proposta para apreciação da comunidade acadêmica. Após a indicação, a proposta passou por diferentes instâncias internas da universidade, incluindo conselhos e comissões acadêmicas, onde foram analisados os méritos e as contribuições do indicado para sua área de atuação e para a sociedade. Como indicativo de respaldo e legitimidade da homenagem, o reconhecimento foi aprovado por unanimidade.