Conheça nossas redes sociais

Notícias

Exposição na Faculdade de Medicina da Bahia lembra cinquentenário de morte do médico baiano Fernando São Paulo

19 de junho de 2023
O Memorial da Medicina Brasileira (MMB) e o Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins (IBHMCA) realizam, durante todo o mês de junho, uma exposição especial para lembrar o cinquentenário de morte do professor Dr. Fernando José de São Paulo, que faleceu em 1973, aos 86 anos. Nascido no município de Santa Bárbara, o médico baiano deixou um legado em diversas áreas do conhecimento.

 

A exposição Fernando São Paulo, que ficará até 30 de junho, acontece na Biblioteca Gonçalo Moniz (Sede Mater. da Faculdade de Medicina da Bahia – UFBA, no Largo do Terreiro de Jesus, Pelourinho). A visitação é livre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Estão sendo apresentados aspectos da vida e da obra do professor, que também atuou como médico de Ruy Barbosa e foi um dos fundadores do Instituto Brasileiro para a Investigação da Tuberculose (IBIT).

Professor catedrático de Terapêutica Clínica da Faculdade de Medicina da Bahia, Dr. Fernando São Paulo trabalhou no Hospital Santa Isabel e em outros hospitais de Salvador. Membro da Comissão Baiana de Folclore, o profissional, além de trabalhos médicos, escreveu o antológico “Linguagem médica popular no Brasil”. Ele também foi um dos fundadores do Instituto Baiano de História da Medicina, em 27 de novembro de 1946, ocupando a cadeira de nº 1.

“O professor Fernando São Paulo foi um dos mais destacados médicos e professores de medicina do seu tempo. Fez história na regência da cadeira de Terapêutica Clínica, ensinando aos seus alunos como prescrever tratamentos para os pobres, utilizando-se da flora brasileira. Considerado como um dos mais ilustres membros da congregação da Faculdade de Medicina da Bahia”, declarou o conselheiro decano do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Jorge Cerqueira, que também é o secretário-geral do IBHMCA.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe: