Fiscalização

Fiscalização do Cremeb visita Hospital Edgard Santos após desabamento de piso


Após ter ciência do desabamento do piso de um consultório no setor da Onco-Hematologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, ocorrido dia 14 de janeiro, a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) visitou a unidade, constatando o isolamento e interdição do andar térreo, no setor onde aconteceu o acidente. A região do prédio onde ocorreu o desabamento está em obras para reforma do refeitório e cozinha, retomadas em setembro de 2021, mas que teve o seu início anunciado ainda em junho de 2018.

Em conversa com a diretoria técnica e demais funcionários da unidade, a fiscalização do Cremeb ouviu que, devido ao barulho gerado pela obra, o atendimento do Ambulatório de Onco-Hematologia foi transferido há cerca de uma semana antes do acidente. O serviço foi realocado para as enfermarias 2c e 3c e para o Centro Pediátrico Professor Hosannah Oliveira.

Ainda não se sabe os reais motivos do desabamento do piso, pois a empresa Potencial Engenharia e Instalações, responsável pelas obras de reforma no hospital, encontra-se fazendo análise técnica do ocorrido para determinação das causas, bem como das intervenções necessário para reconstrução do piso. De acordo com a Coordenação Médica do Serviço de Onco-Hematologia do Edgard Santos, com a realocação – espera-se que não haja – paralização ou prejuízo na oferta do serviço a população, nem nas atividades práticas acadêmicas ali desenvolvidas.