Importantes palestras marcam cerimônia de posse dos novos membros do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins
22 de outubro de 2024
A reunião ordinária do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins (IBHMCA), realizada na Faculdade de Medicina da Bahia, no última dia 10 de outubro, deu posse como Membro Titular a dois pesquisadores, que são eles: Dr. Lucas Teixeira Batista, médico, agora ocupante da cadeira 25, e a Dra. Telma Masuko, biomédica, que assume a cadeira de número 42. A relevância da colaboração dos dois novos membros para a história da medicina baiana, ficou evidenciada a partir da robustez das palestras proferidas por ambos durante o evento, que versavam sobre “Manoel Vitorino: o legado da história na medicina baiana e brasileira”, no caso do Dr. Lucas Batista, e “Medicina da Bahia: A primeira Anatomia no Brasil – de 1808 até os dias atuais”, apresentada pela Dra. Telma Masuko.
Os temas escolhidos pelos pesquisadores, bem como a desenvoltura e capacitação deles para abordagem dos respectivos assuntos, foram elogiados pelo Secretário Geral do IBHMCA, Dr. Jorge Cerqueira, também conselheiro decano do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). “Foi, realmente, uma tarde memorável. Recepcionados dois novos membros que demonstraram, com suas brilhantes palestras, serem entusiastas da história da Medicina e Ciencias Afins”, comentou Dr. Jorge Cerqueira. Na oportunidade, acadêmicos de Medicina também puderam aprender dos conhecimentos compartilhados nas palestras. “Os estudantes trouxeram um clima de alegria e esperança ao nosso Instituto”, finalizou o Secretário Geral.
Também esteve presente na reunião ordinária que recepcionou os novos Membros Titulares, além de professores, pesquisadores e acadêmicos de Medicina, o presidente do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins, Prof. Dr. Ernane Gusmão.