Notícias

Mais Médicos: Cremeb se mobiliza para priorizar atendimento aos novos médicos

21 de novembro de 2018

Em mutirão para colaborar com os novos profissionais que pretendem se inscrever no programa Mais Médicos, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) está priorizando o seu atendimento dessa semana ao registro dos recém-formados, com reforço de demais servidores na equipe de atendimento. O horário da sede do Conselho para tal serviço segue das 8h às 17h, até sexta-feira, mas caso haja uma demanda extraordinária, a autarquia pretende a avaliar a possibilidade de estender o horário de atendimento.

Para a primeira inscrição, o médico precisa preencher um formulário no Portal Cremeb, e somente após essa etapa é que ele se dirige à sede do Cremeb com os documentos necessários (consulte aqui quais são). O procedimento é simples e rápido, e o profissional já sai do Conselho com o seu número de registro.

A ação do Cremeb acontece em consonância com os esforços de outras instituições, como as faculdades de medicina da Unifacs e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que anteciparam as respectivas colações de grau, para que os profissionais possam ter tempo hábil de se registrar no Cremeb e disputar o pleito dos Mais Médicos. Já com a Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), o Cremeb antecipou a turma que estaria se registrando na sexta-feira, dia 23, para hoje, quarta-feira, enquanto o Centro Universitário do Espírito Santo está enviando 20 novos médicos para procederem seus registros no Conselho.

“Decidi antecipar a minha inscrição por causa do edital do programa, mesmo, para buscar atuação em um vínculo seguro, que não serei surpreendida com a falta de pagamento, por exemplo”, contou a médica recém-formada Luana Saback, que vai tentar vaga para a cidade de Mundo Novo, onde ela nasceu. “Foi uma iniciativa bacana do Cremeb, pois tá dando oportunidade aos novos médicos de participar”, concluiu. A expectativa é que de hoje (21) até o sexta-feira (23), pelo menos 250 médicos se dirijam ao Cremeb para efetuarem suas inscrições.

De acordo com os números do Ministério da Saúde, o site para inscrições no Programa chegou a um milhão de acessos em apenas uma hora. Por isso, eventualmente o servidor que hospeda a página sai do ar, causando interrupção no acesso. A orientação é que o profissional aguarde alguns minutos e tente novamente. A pasta informa ainda que nas três primeiras horas de inscrições, cerca de 3.300 médicos manifestaram interesse nas vagas a partir do preenchimento de cadastro, atestando o que defende os Conselhos de Medicina, como você pode conferir na nota “CFM reitera que Brasil tem médicos suficientes para atender o país”.