Conheça nossas redes sociais

Notícias

Município de Camaçari orienta que profissionais de saúde e gestantes realizem teste rápido da sífilis

26 de julho de 2021

Diante o número crescente de novos casos de Sífilis Congênita (SC) em menores de 1 ano no munícipio de Camaçari, a secretaria de Saúde da cidade orienta que seja intensificada a aplicação de testes rápidos para detecção da doença, tanto em gestantes quanto em profissionais que atuam nas Unidades de Saúde, dentre eles os médicos. A orientação, publicada na Portaria 109/2021 (clique aqui e acesse), registra ainda a extrema necessidade de busca ativa de gestantes para realização do pré-natal, já que o procedimento prevê diagnóstico precoce de sífilis.

Para casos de diagnóstico positivo, fica determinada a administração da penicilina pela equipe médica, de enfermagem ou farmacêutico, no âmbito da Rede de Atenção a Saúde. O documento alerta ainda que, no 1º quadrimestre de 2021, o município de Camaçari atingiu apenas 43% do indicador “Proporção de gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV” do Programa Previne Brasil.

A Nota Técnica Conjunta nº 001/2016 do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Ministério Público do Estado da Bahia e Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren), que embasa argumentos na referida Portaria, também reforça a importância das ações de prevenção, assistência e controle destinadas à redução da transmissão vertical da Sífilis Congênita (SC) com a administração da penicilina, nas Unidades de Atenção Básica à Saúde, visando a melhoria da qualidade da atenção à saúde da mulher e do seu filho, na gestação, pós-parto e no acompanhamento de puericultura, contribuindo para o controle da doença em território nacional.

Compartilhe: