Conheça nossas redes sociais

Notícias

Pesquisa de médica residente dá devida importância ao tema “responsabilidade profissional”; conselheiro Abelardo de Meneses foi o orientador

10 de outubro de 2023

Sempre às terças-feiras, a Unidade da Mulher do Hospital Universitário Professor Edgard Santos realiza, semanalmente, sessão clínica de atualização com a participação de médicos docentes, médicos residentes e internos da unidade. E foi na edição do dia 19.09 que a médica Victória Sodré, residente de Ginecologia e Obstetrícia, apresentou sua relevante pesquisa sobre a “responsabilidade profissional do médico”, perpassando por três principais tópicos, além da introdução, que foram: 1) regulamento à responsabilidade civil do médico; 2) erro médico ou mau resultado?; e 3) tópicos em ginecologia e obstetrícia.

O estudo contou com a orientação do médico Dr. José Abelardo de Meneses, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), que ressaltou a relevância do tema escolhido, bem como a destreza da pesquisadora na forma de abordar o tema. “É de grande contribuição para a classe médica a existência de estudos que abordem a responsabilidade profissional do médico, pois é notório de que precisamos ampliar o entendimento para além da questão ética, assim estando a par do que aborda também as esferas civil e penal, capacitando ainda mais a nossa atividade em benefício do paciente”, ressalta o conselheiro Abelardo de Meneses, ao identificar a importância do tema escolhido para aquela sessão.

 

De acordo com o médico, a notoriedade da pesquisa apresentada se dá não somente pelo caráter especial do tema escolhido, mas também pela forma da abordagem realizada pela médica responsável. “A Dra. Victória tratou com distinta dedicação e inteligência, fez uma belíssima apresentação, que já se mostrava ímpar desde a sua pesquisa”, comenta o conselheiro, que é também professor de pós-graduação em direito médico.

No contexto da responsabilidade civil do médico, ela fez uma comparação entre as responsabilidades subjetiva e objetiva, após análises de artigos do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor que se correlacionam com a atividade médica. Posteriormente, o trabalho trouxe contrapontos no tópico de mau resultado, versando sobre a responsabilidade do profissional e trazendo exemplos para abordar os aspectos de negligência, imprudência e imperícia. Por fim, associou essas questões supracitadas com o universo da Ginecologia e Obstetrícia, expondo exemplos práticos e sustentando os argumentos com resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O entendimento da necessidade em trazer luz ao tema foi uma das motivações que levaram a médica à escolha da abordagem. “Achei um tema bastante interessante e com certeza muito útil não só pros residentes de G.O., como para todo médico de forma geral. Infelizmente, ainda é um assunto pouco abordado durante a graduação e nos círculos de discussões médicas, então sabia que seria bem proveitoso e teria bastante coisa para aprender e ensinar a todos”, ressalta Dra. Victória Sodré. Questionada sobre a orientação do conselheiro para a sua pesquisa, ela conta que “as contribuições do Dr. Abelardo foram excelentes e imprescindíveis, é muito bom poder contar com um profissional que tem tanta familiaridade com o tema para nos guiar”.

Presente na apresentação enquanto professora da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a conselheira Márcia Machado também ressaltou a importância do objeto escolhido pela médica para a sua pesquisa. “Tema de extrema relevância composto por 21 artigos no Capítulo III do Código de Ética Médica, e que deve ser ensinado aos nossos alunos, futuros colegas de profissão, aos médicos residentes que estão em treinamento e aos colegas médicos e docentes”, comentou a conselheira, que é atual presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia da Bahia (Sogiba).

As sessões clínicas realizadas na unidade acontecem sob a coordenação do médico e professor Hilton Pina, que vê na atividade uma forma de facilitar o amadurecimento e o desenvolvimento cognitivo dos residentes a partir da educação médica continuada. “Serve também como um projeto para elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso, obrigatório para o término do programa”, complementa o professor. Com atuação na supervisão do Programa de Residência Médica de Ginecologia do Hospital das Clínicas, Pina comenta sobre o convite realizado ao conselheiro do Cremeb. “José Abelardo, além de sua vasta experiência acumulada em anos nessa função, sempre demonstrou interesse, disponibilidade e preocupação com o desconhecimento das diretrizes que norteiam o ato médico, principalmente no grupo mais jovem”, finaliza Hilton Pina, que foi também um dos fundadores da Sogiba.

Compartilhe: