Representantes da Polícia Civil se reúnem com Cremeb para diálogo sobre prescrição de medicamentos à base de Cannabis
22 de agosto de 2024
Para evitar que contrabandistas se valham da possibilidade de prescrição de medicamentos à base de Cannabis, representantes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC) da Polícia Civil da Bahia, estiveram, na manhã de hoje (22), reunidos com o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. Otávio Marambaia, na sede da autarquia, em Salvador, para troca de informações e orientações acerca do tema. Representaram o DENARC na reunião o diretor do departamento, delegado José Alves Bezerra Júnior, e a Coordenadora de Técnica do grupo especializado, delegada Marta Karine Menezes de Aguiar.
O intuito do encontro foi estabelecer uma cooperação entre as instituições, para que tanto a Polícia Civil tenha conhecimento sobre os aspectos legais e sob quais condições o médico pode receitar uma medicação à base de Cannabis, como o Cremeb possa agir diante de um possível uso indiscriminado da prescrição desses medicamentos.
“É preciso estar claro para a sociedade o fato de que somente médicos podem receitar e prescrever medicamentos, independente do tipo de remédio indicado. Quando o tratamento inclui uso de algum derivado da Cannabis, o cuidado deve ser ainda maior, uma vez que o tema segue sob constante atualização e possui uma série de critérios específicos, que estão registrados na Resolução CFM nº 2.324/22”, explica o presidente do Cremeb.