Conheça nossas redes sociais

Notícias

XIII Seminário do Internato Médico da Bahiana recebe conselheiros do Cremeb

21 de novembro de 2022

O XIII Seminário do Internato Médico (SIM), promovido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), contou com as contribuições de três conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). Representaram a autarquia no evento o seu presidente, Dr. Otávio Marambaia – que participou do painel sobre dilemas éticos na prática médica -, o conselheiro Dr. Emerentino de Araújo, contribuindo com a mesma mesa e o conselheiro Dr. José Abelardo de Meneses, versando sobre o mercado de trabalho médico.

Na ocasião, o presidente. Otávio Marambaia discursou sobre temas que envolvem aspectos éticos e legais relacionados à prática médica e trabalho em equipe, prontuário médico, declaração de óbito, atestado médico, evasão de paciente, alta a pedido e uso da mídia na prática médica. Os demais conselheiros também pontuaram as suas opiniões sobre o tema.

“A prática da medicina com ética implica em ter atenção em diversos campos da atuação, essa dedicação vai da relação do médico com o paciente e família, até a escolha de não sobrecarregar os horários de plantões com coque de horário. Ao longo da vida profissional o médico ou médica, enfrentará diversas situações que exigirão cautela e integridade”, afirmou Marambaia.

Na conferência “Mercado de trabalho médico: perspectivas do Brasil”, dirigida pelo Dr. José Abelardo Meneses, foram tocadas questões do ponto de vista ético, ensino e expansão, qualidade de ensino, o ideal de servir, dentre outros assuntos de importante relevância. “Para exercer a profissão é importante estar carregando o ideal de servir o próximo. A profissão da medicina tem papel fundamental como função social, tal qual a produção científica. É muito importante, por exemplo, que o médico vá assistir o paciente, procure colher as informações além do que tem no relatório. Esse diferencial é primordial na execução da profissão médica”, afirmou o conselheiro.

Compartilhe: