Nota de pesar: Cremeb informa falecimento do médico e professor André Luiz Peixinho
31 de março de 2024
É com muita tristeza que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebe a notícia de falecimento do médico baiano André Luiz Peixinho, aos 72 anos, na tarde de ontem (30.03). Nascido no município de Serrinha, Dr. André Peixinho formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em janeiro de 1976. Além de médico, ele também era psicólogo e filósofo.
Com uma vida destacada à frente da Educação Médica em várias instituições de ensino, em particular da UFBA, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e da UNIME, Dr. André Peixinho também atuou como líder ativo do movimento espírita com alcance em todo país. Há 25 anos, ele, ao lado de um grupo de idealistas, deu início a Sociedade Hólon, uma organização não governamental que busca investir no potencial humano através da saúde, educação, apoio social e arte.
“Convivi com o Dr. André Peixinho em diversas ocasiões. Pessoa de trato lhano e dotado de larga cultura e inteligência invulgar. Em várias oportunidades entramos em contato com sua obra social e didático-pedagógica. Foi o seu grande trabalho que, sem dúvida, é também o seu legado. Como ex-aluno de pós-graduação, colega e presidente do Cremeb lamento profundamente seu falecimento”, declarou Dr. Otávio Marambaia.
“Ele foi uma pessoa de profunda sabedoria e bondade, sempre pronto a ouvir e aconselhar todos que lhe procuravam. Seu legado transcende as salas de aula e os textos publicados, residindo no impacto profundo que teve sobre seus alunos, colegas e todos que tiveram o privilégio de conhece-lo. Expressamos as mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos da comunidade acadêmica que sentem a perda de uma verdadeira luz entre nós. Que possamos encontrar conforto na memória de seu sorriso, na sabedoria de suas palavras e no exemplo de sua vida”, disse o diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, Antônio Alberto Lopes, em nota.
Para a conselheira Rosângela Melo, Dr. André era uma pessoa de uma inteligência e luz indescritíveis. “Foi meu preceptor na residência, presidente de minha banca de mestrado, professor de especialização e guru em tantos momentos. O mundo fica menos luminoso sem ele. A espiritualidade certamente está em festa”, afirmou ela.
O sepultamento acontecerá neste domingo (31.03), às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade (Brotas). Aos amigos e familiares do médico André Luiz Peixinho, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade.