Conheça nossas redes sociais

Obituário

Nota de pesar: Cremeb informa o falecimento do médico José Léo Lavigne, CRM-BA nº 51, aos 101 anos

10 de abril de 2023

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebe com profunda tristeza a notícia de falecimento do médico e escritor José Léo Lavigne, aos 101 anos, na última sexta-feira (7), na cidade de Caldas do Jorro, município onde morava atualmente. Natural de Salvador, Dr. Léo, como era conhecido por colegas e pacientes, formou-se médico na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 1948, sendo um dos primeiros médicos jurisdicionados deste Conselho, ocupando o registro de número 51 na autarquia baiana. Em 2019, ele foi entrevistado pelo Cremeb para um breve memorial sobre a sua mãe, Maria Odília Teixeira, a primeira médica negra do Brasil (clique aqui e saiba mais).

Durante a sua carreira, Dr. Léo produziu publicações científicas sobre alergologia – a última delas aos 90 anos – e, além desta, exerceu também as especialidades de cirurgia geral e medicina do trabalho. Nos dias atuais, estava escrevendo um livro sobre o espiritismo e, como contou ao Cremeb um dos seus filhos, Dr. André Lavigne, não utilizava agenda para relembrar dos fatos, pois era dono de uma memória impecável. “Ele seguiu a vocação da mãe de exercer a Medicina. É uma das pessoas mais doce que conheci, e não somente eu quem digo isso, pois ele morreu sem fazer uma inimizade sequer. Criou os filhos com todo incentivo possível, da atenção ao estudo. Fez dezenas, talvez centenas de atendimentos gratuitos, simplesmente porque gostava de ajudar. Vamos sentir muita falta, pois mesmo aos 101 anos, nos ligava quase todos os dias”, relembra André Lavigne.

O conselheiro do Cremeb, José Abelardo de Meneses, amigo de dois dos quatro filhos de Dr. Léo, André e Eusínio Lavigne, entrou em contato com a família para registrar os pêsames pela irreparável perda. “Que Deus receba o seu pai e honroso colega na Glória Eterna”, escreveu para a família o conselheiro. A trajetória de José Léo Lavigne no exercício da Medicina está marcada também pelos mais de 20 anos de dedicação ao serviço de urgência do antigo Hospital Getúlio Vargas, em Salvador, e aos anos de trabalho no serviço médico da Petrobrás.

O sepultamento aconteceu no último sábado (8), no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Aos amigos e familiares do médico e escritor José Léo Lavigne, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade.

Compartilhe: