Nota de pesar: Cremeb lamenta falecimento da médica Charitas Paula Goncalves Fiterman
8 de janeiro de 2025
O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebe com tristeza a notícia de falecimento da médica Charitas Paula Goncalves Fiterman, aos 99 anos, ontem (07), em Itabuna. Natural de Belém (PA), ela se formou pela Universidade Federal do Pará, na turma de 1954.
A profissional, que atuava na área de ginecologia e obstetrícia, era viúva do Dr. Boris Fiterman. A médica e o esposo tiveram atuação de destaque na Casa de Saúde São Lucas, que funcionou no centro de Itabuna. O casal também está entre os fundadores do Hospital São Lucas, que, atualmente, é administrada pela Santa Casa.
“Dra. Charitas foi, por muitas vezes, diretora e exigiu sempre que mantivéssemos uma boa qualidade profissional e elevado padrão ético. Meus três filhos nasceram sob a sua autoridade profissional”, disse Dr. Amilton Gomes, informando que, além dos filhos Elany e Nathan, ela deixou muitos amigos “que hoje choram sua morte”.
A morte da médica foi lamentada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro: “Desde sua chegada até os 85 anos de idade, a Doutora Charitas trabalhou intensamente na atenção às suas pacientes, com desvelo e atenção, chegando a atuar por até três turnos no Hospital São Lucas ou em seu consultório” afirmou o prefeito, por meio de nota.
Neste momento de tristeza e dor, o Cremeb expressa aos familiares, amigos e colegas da Dra. Charitas Paula Goncalves Fiterman as mais sinceras condolências.