Obituário

Nota de pesar: Cremeb lamenta falecimento do médico e professor Roberto Lorens Marback

2 de dezembro de 2024

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebe com tristeza a notícia de falecimento do médico oftalmologista Roberto Lorens Marback, aos 82 anos. Natural de Salvador, ele se formou pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 1965, dedicando-se assim quase seis décadas à Medicina.

Dr. Roberto Marback era professor titular aposentado da Faculdade de Medicina da Bahia (Fameb/UFBA) e esteve por vários anos à frente do Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), continuando  o legado de seu pai, Dr. Heitor da Costa Pinto Marback, que também foi professor emérito da UFBA.

De acordo com informações da UFBA, Dr. Roberto Marback especializou-se em Oftalmologia e Patologia Ocular no Johns Hopkins Hospital, em Baltimore, Maryland (EUA), com bolsa da Associação Panamericana de Oftalmologia, de 1968 a 1970, e doutorou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1978.

“Quem teve a oportunidade, o privilégio e a honra de ser aluno dele sabe o grande homem, pai, marido e professor que ele foi. Tornou-se um ícone da oftalmologia na Bahia e no país. Sabia passar conhecimento como poucos: puxava orelha e orientava sempre pelo caminho acadêmico e da ciência, mas com um toque pessoal. Foi uma dádiva ter sido aluna dele. Uma perda irreparável, mas tenho certeza que ele continuará eterno em nossos corações, pois nos deixou um legado que podemos replicar na nossa área”, declarou a conselheira Claudia Galvão.

Neste momento de tristeza, o Cremeb expressa aos familiares, amigos e colegas do Dr. Roberto Lorens Marback as mais sinceras condolências pela perda deste exímio profissional. O velório acontecerá nesta segunda-feira (02), a partir das 13h, na capela 1 do crematório do Cemitério Jardim da Saudade. A cremação está marcada para às 17h.