Obituário

Nota de pesar: Cremeb lamenta falecimento do médico Paulo Barreto Torres, aos 85 anos

3 de julho de 2024

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) registra o seu pesar e a sua solidariedade pelo falecimento do médico Paulo Barreto Torres, no dia 2 de julho (terça-feira), aos 85 anos. Sergipano, natural de Aracaju, Dr. Paulo Torres formou-se médico na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, na turma de 1962, dedicando assim mais de 60 anos da sua vida à medicina e aos seus pacientes. Em 2012, recebeu deste Conselho o Diploma de Mérito Ético-Profissional, por completar 50 anos de exercício ininterruptos da profissão sem ter sofrido sanções éticas. Na sua carreira, o médico exerceu duas especialidades: Medicina do Trabalho e Clínica Médica.

O conselheiro decano do Cremeb, Dr. Jorge Cerqueira, representou a autarquia no sepultamento do médico, bem como o Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins. “Ele foi médico da Petrobrás e era casado com a também médica, Profª Ogvalda Devay Torres. Conhecia-o de longe, quando em 1985, nos encontramos no Conselho Técnico da Unimed Salvador e pude conhecer sua personalidade forte, facilidade de expressão, absoluta correção de condutas. Algum tempo depois, fui médico do seu pai, o que nos aproximou mais”, rememora o conselheiro.

“Aqueles que tiveram o privilégio de conviver com o Dr. Paulo Torres, sabe o quanto de integridade e exercício ético da medicina o mesmo praticava com naturalidade, sobretudo na área de medicina do trabalho, pois a sua simples presença impunha seriedade em todo o trabalho que desenvolvia”, comenta o vice-presidente do Cremeb, Dr. Plínio Sodré. O conselheiro Dr. Raimundo Pinheiro também registrou as boas lembranças deixadas por Dr. Paulo: “profissional de conduta médica ilibada, e que mantinha boas relações com colegas e trabalhadores dos locais por onde trabalhou”.

Já o médico do trabalho Dr. Roberto Charles Góes, aproveitou a oportunidade para relembrar alguns dos feitos por Dr. Paulo Torres: “um dos pioneiros da medicina do trabalho na Bahia, passando por importantes Complexos industriários à exemplo da Refinaria Landulfo Alves (Petrobras) e Polo Petroquímico de Camaçari”. “Responsável, também, por um dos primeiros serviços de diabetes, sediado no Hospital Ana Nery” registra o médico Dr. José Neves Filho.

Aos amigos e familiares do médico Paulo Barreto Torres, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade.